Se queres vender a tua empresa, é natural que querias ao máximo evitar erros que te possam fazer perder dinheiro no negócio. Para que estejas alerta e saibas o que fazer, deixamos-te aqui alguns erros comuns que os empresários cometem ao vender o seu negócio.

Erro nº1 – não prestar atenção ao timing

No que diz respeito a vender uma empresa, o timing é fundamental, já que existe apenas uma janela de oportunidade ideal em que o negócio deve ser colocado para venda. Deves ter isto em mente quando pensares em vender o teu negócio, e ter em atenção que, em média, leva de dois a quatro anos até uma empresa ser vendida. Por isso, faz o teu planeamento a pensar no longo prazo, de modo a aproveitares ao máximo a tua janela de oportunidade de venda.

Erro nº2 – não encontrar um representante adequado

Pensa em quem vai representar a tua empresa no negócio da venda. Serás tu mesmo a fazê-lo, ou será outra pessoa? Se fores tu o representante, deverás ter bem presentes os dados da empresa e o seu funcionamento, de modo a conseguires explicar bem a interessados o que é que distingue o teu negócio dos demais e porque é que é uma boa ideia investir nele. Se não fores tu o representante, certifica-te que este tem os dados todos de que necessita.

Erro nº3 – não escolher uma plataforma de venda adequada

Para garantir que a venda é bem-sucedida, precisas de fazer chegar a interessados no teu negócio. Para isso, uma plataforma online pode ser muito útil, permitindo-te chegar a pessoas com interesse na compra de negócios. Mas antes de postares o teu negócio para venda, certifica-te que a plataforma é segura e de que é a mais adequada para aquilo que pretendes. Em caso de dúvidas, contacta o suporte da plataforma, para que eles te possam esclarecer questões que tenhas e ajudar-te também no processo de listar o teu negócio para venda.

Erro nº4 – não fazer promoção

Não basta apenas listar o negócio para venda ou até arranjar um representante. Ninguém conhece o teu negócio melhor que tu, pelo que é muito importante que promovas o facto de o teu negócio se encontrar para venda. Afinal, tu és o melhor promotor para o teu negócio, por isso, trabalha em conjunto com a plataforma de venda e com o teu representante, se o tiveres, para conseguires maximizar o teu alcance a potenciais interessados.

Erro nº5 – preço de venda demasiado alto

Muitas vezes, um negócio acaba por se tornar parte de nós, o que pode tornar difícil dar-lhe um preço realista quando o formos vender. Mas isso pode-te levar a um beco sem saída, uma vez que um preço demasiado alto ou demasiadas exigências ao comprador pode tornar o teu negócio menos atrativo. Tenta pensar o mais racionalmente possível e pesquisa a cota do mercado para empresas da tua área de atuação, para assim chegares a um preço realista para o teu negócio.

Erro nº6 – ter pressa em vender

Pode parecer um pouco contraditório, mas a verdade é que nem sempre é sábio venderes o teu negócio à primeira oferta que te aparece. Tenta ter algum controlo no processo, conversa com pessoas da área e tenta perceber se este negócio é realmente vantajoso para ti ou não. A precipitação pode, por vezes, sair-te cara, pelo que paciência é a chave na compra e venda de negócios.

Responder