Como empresário, é provável que encontres em breve uma questão comum: vender, ou não vender. Neste caso, estamos a falar sobre se é melhor venderes ou manteres o seu negócio. A dada altura, quase todos os empresários pensam: “Seria mais fácil livrar-se desta coisa”. Esta é uma questão que pode facilmente surgir, mesmo que o teu negócio esteja a dar lucro. Às vezes, o dinheiro simplesmente não é suficiente – e às vezes, podes precisar do dinheiro adiantado. Se não sabes se deves vender ou não o teu negócio, deixamos-te aqui 4 razões para o fazeres:
-
Precisas do dinheiro
Vender o teu negócio é uma ótima forma de ganhar dinheiro mais rapidamente. As razões pelas quais podes precisar do dinheiro são tão variadas como as razões para vender. É comum ver alguém vender um negócio por razões pessoais. Estas podem incluir o financiamento de um casamento, o pagamento de contas médicas ou dívidas, ou a compra de um carro. Por isso, se estás a precisar do dinheiro agora, essa pode ser uma boa razão para venderes o teu negócio.
-
Já não amas o que fazes
A dada altura, quase todos olham à volta e dizem: “X já não me faz feliz Há uma série de razões que podem levar a que te desapaixones do teu negócio atual e consideres vendê-lo em vez de o manter. Custos financeiros, compromissos de tempo, e mesmo a direção da tua empresa podem todos ter impacto na tua decisão. Por isso, se achas que já não gostas do que fazes, vender o teu negócio irá libertar-te para novas oportunidades.
-
Estás preocupado com o futuro do mercado
Como todas as coisas boas neste mundo, nada permanece o mesmo para sempre. Isso inclui os lucros do teu negócio. Por isso, se pensas que o mercado vai mudar e que o teu negócio poderá não se dar tão bem no futuro, graças a essa mudança, podes sempre vender o teu negócio e procurar algo que seja mais rentável, ou em que queiras apostar.
-
A concorrência está a afetar-te
No início de um negócio, todos os desafios parecem transponíveis, dado o entusiasmo. Mas com o tempo, a concorrência pode realmente começar a afetar-nos, impedindo-nos de inovar no que oferecemos e tornando o trabalho muito pouco apelativo. Assim, vender o teu negócio porque a concorrência te está a afetar é um motivo perfeitamente válido.