Empresas de todos os tamanhos terão eventualmente de passar para a próxima geração, se possível. As grandes empresas normalmente não têm qualquer problema com este assunto, uma vez que os planos de sucessão estão sempre em vigor. Vender pequenas empresas é mais difícil, uma vez que têm mais problemas a resolver. Infelizmente, as pequenas empresas por vezes desaparecem sem que sejam vendidas ou passadas a alguém. Se queres vender a tua empresa pequena, deixamos-te aqui algumas dicas:

Avalia antes de vender

Tal como qualquer produto que vai à venda ao consumidor, vender pequenas empresas requer uma avaliação de preço. Antes de determinares o preço de venda, seria necessário atrair potenciais compradores com o valor da tua entidade comercial. E´É aqui que entra um avaliador de negócios, que avaliaria o potencial da tua empresa. Ter um perito para avaliar o valor da tua pequena empresa ajuda-te a ir mais longe, antes de poderes exigir um preço de venda. A avaliação inclui os ativos da tua empresa, saúde financeira global, oportunidades de negócio e ameaças, informações que os compradores mais sérios quererão ter antes de fazerem a sua proposta.

Organiza o negócio

É normal que uma empresa pequena esteja um pouco mais desorganizada, já que a maioria dos fundadores não a criou com o objetivo da venda. Assim, a contabilidade, a gestão de ativos, o marketing e os sistemas operacionais são geralmente considerados como um dado adquirido. A maioria dos proprietários de pequenas empresas assume que a próxima geração assumiria e injetaria novas ideias para elevar o negócio. Mas tudo deve estar em estado adequado e atualizado antes de poder mudar de mãos. As vendas e os lucros são de facto significativos, mas a organização do negócio faz com que tudo valha a pena, para vender a empresa a um preço melhor.

Planeia a saída

Muitas vezes, os proprietários de pequenas empresas iniciam um negócio para ganhar a vida da família. Muitas vezes, os proprietários de empresas são muito sentimentais em relação ao seu negócio, mesmo quando este já não se enquadra na sua vida ou nas mudanças da sociedade. Apesar disso, o melhor que tens a fazer é planear a tua saída, criando uma estratégia para o efeito no momento em que pensas em colocar o negócio à venda. Começa a delegar ainda mais responsabilidade em preparação para a tua saída, para que tudo funcione como até ali, mas sem ti. O resto ficará nas mãos do novo proprietário.

Sai na altura certa

O que acontece depois de venderes o teu negócio ao comprador? Presume-se que eles o levarão a novas alturas e que tu te retirarás sem pressas. Mas a melhor prática é estar no painel consultivo durante o menor tempo possível. Conheces o teu negócio melhor que ninguém, e entregá-lo a um novo proprietário exige coragem. Mas de nada adianta fazer microgestão após a venda. O novo proprietário apreciará a tua orientação, mas lembra-te que aquele negócio já não é teu e que não deves estar sempre lá.

 

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