Comprar uma empresa que já exista pode ser um excelente investimento, que traz consigo diversas vantagens, das financeiras às logísticas. Mas antes de fechares negócio, deves ter em conta alguns pontos importantes, para garantir que tudo corre da melhor forma para ambas as partes. Deixamos-te aqui alguns desses pontos a ter em mente:

  1.       Garante que tens afinidade ou experiência na área

Para comprar uma empresa não precisas necessariamente ter conhecimentos anteriores na área de atuação desta, mas, pelo menos, deves ter alguma afinidade. Isto porque, se tudo correr bem, irás trabalhar bastante dentro desse setor de negócios, pelo que é sempre mais agradável entrar dentro de uma área pela qual tenhas interesse. Caso contrário, a empresa pode-se tornar um fardo para ti. Assim, antes sequer de entrares em contacto com um vendedor, avalia bem se é realmente o que desejas.

  1.       Examina a oferta

A empresa possui o edifício onde opera, ou está a alugá-lo? Com que fornecedores opera? Seria possível renegociar certos contratos? Estas e outras questões devem ser feitas ao vendedor do negócio, de modo a que possas perceber as burocracias que tens de tratar, e se podes retirar alguma vantagem para ti. Por exemplo, se a empresa aluga um espaço, poderás assumir o contrato já existente ou renegociar um novo, com condições mais vantajosas. O mesmo vale para fornecedores, seja de material, seja de serviços. É importante que saibas a fundo o modo como a empresa opera e fazeres a tua pesquisa antes de a comprar.

  1.       Avalia as contas

Neste ponto, poderás precisar da ajuda de um contabilista, mas valerá a pena, porque, antes de fazeres uma compra, é importante que saibas o estado financeiro da empresa, tanto no ano da venda como em anos anteriores, para que possas avaliar se queres investir ou não. Analisa também as declarações de impostos, já que são uma forma eficaz de avaliar a rentabilidade da empresa em que estás a pensar investir, ajudando a eliminar algumas dúvidas que possas ter.

  1.       Pede ajuda a um advogado

Para que todo o processo seja tratado da melhor forma e para legalizar já a compra da empresa, procura recorrer a um advogado, que te poderá aconselhar na melhor forma de realizar a operação. Deverás tratar não só da legalização da empresa em teu nome, como tratar já de questões de direitos autorais e marcas relacionados com o negócio. É importante também pensar nos acordos empregatícios. Se os funcionários tendem a ficar na empresa, vê quais acordos e reajustes salariais podem ser feitos, sempre na presença de um advogado, que poderá melhor aconselhar esta transição.

 

Com apenas algumas atenções simples, conseguirás tornar o processo de compra de uma empresa mais suave para ti e para o vendedor, garantindo que tudo fica de acordo com a lei para que possas entrar em funcionamento com o teu novo investimento o mais rápido possível.

Responder