Esforçaste-te muito no crescimento do teu negócio, e decidiste que está na hora de vender. O objetivo é obter o máximo valor e, para o fazer, é boa ideia garantir que segues um processo simples e organizados para cumprires o potencial de venda final do negócio e encontrares o comprador certo, tanto do ponto de vista financeiro como de relacionamento. Deixamos-te aqui os passos a considerar:

  1. Determina o valor do negócio

Um negócio vale geralmente um múltiplo do seu lucro. Dependendo da dimensão do negócio e da indústria, isso pode variar entre 2-10 vezes o lucro. As empresas mais pequenas geralmente vendem em média por 2-3 vezes o lucro, as empresas médias podem conseguir 3-5 vezes o lucro e as grandes empresas verão frequentemente 5-10 vezes o lucro.

  1. Revê as finanças com o teu contabilista

Porque um negócio é avaliado com base no seu lucro, é essencial que as finanças sejam minuciosas e precisas, incluindo a preparação de uma declaração de lucros e perdas ajustada para apresentar aos compradores.

  1. Encontra o local certo para vender

Dependendo da dimensão do seu negócio e de fatores como a indústria, receitas e potencialmente ter ofertas não solicitadas em cima da mesa, procura escolher a melhor plataforma para colocares o teu negócio à venda. Considera fatores como os custos (ou não) a ter com essa plataforma e se existem negócios semelhantes ao teu para venda ou não.

  1. Desenvolve o resumo executivo do negócio

Este é o documento que resume clara e concisamente os pontos-chave das operações, missão, gestão, produtos ou serviços do teu negócio, vantagens competitivas e dados financeiros para fornecer uma visão geral que ajudará um comprador a compor uma oferta.

  1. Coloca a tua empresa no mercado

Comercializa o teu negócio a compradores estratégicos que procuram adquirir uma empresa semelhante à tua, fornecendo a potenciais interessados toda a documentação que reuniste e que os pode ajudar a tomar uma decisão.

  1. Ofertas de potenciais compradores

Recebe ofertas de compradores e negoceia a melhor com base nas tuas expectativas em torno do preço e de outros fatores importantes e que julgues serem de relevo, como a tua participação ou não no processo de transição.

  1. Deixa o comprador fazer a devida diligência

Os compradores recebem geralmente 60-120 dias para verificar as finanças de uma empresa e validar que toda a informação apresentada é exata. Apenas depois deverás receber propostas mais concretas de compra do teu negócio.

  1. Fecha o negócio

Se tudo correu bem e recebeste uma oferta que te interessou, está na hora de celebrar! Assina o contrato final e inicia a transição na empresa. Caso contrário, deverás ter paciência e continuar a promover a venda do teu negócio, até encontrares uma oferta que seja do teu agrado.

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