Franchising é uma forma de marketing e distribuição em que o proprietário de um sistema empresarial (o franqueador) concede a um indivíduo ou grupo de indivíduos (o franqueado) o direito de gerir um negócio de venda de um produto ou prestação de um serviço utilizando o sistema empresarial do franqueador.

Aos franqueados é também dada permissão para utilizar a marca, marcas registadas e marcas de identificação do franqueador sob diretrizes específicas. É importante que qualquer pessoa que decida iniciar um negócio ao tornar-se franqueado se lembre de que está vinculado a um acordo de parceria com o franqueador durante um período de tempo definido (existem algumas exceções).

Acredita-se amplamente que o franchising, tal como o conhecemos hoje, teve origem com Isaac Singer nos anos 1850. Depois de Singer ter inventado a sua máquina de costura, deparou-se com dois problemas principais ao introduzi-la no mercado. O primeiro era que os clientes precisavam de ser ensinados a utilizar a nova invenção antes de a comprarem. O segundo era que Singer não tinha capital suficiente para fabricar a sua máquina em grande número.

Em resposta, Singer, juntamente com parceiros comerciais, teve a ideia de vender os direitos de venda das máquinas de costura, bem como de formar aqueles que compraram uma a empresários locais em todo o país (e eventualmente a nível internacional).

Uma vez que empregou este sistema, a empresa de Singer expandiu-se rapidamente. Os royalties ganhos com os direitos de licença ajudaram a compensar os custos de fabrico e, porque cada franquia era auto-financiada, a Singer Manufacturing Company conseguiu explorar os atributos empresariais e o conhecimento do mercado local dos franqueados para ajudar Singer a ter mais sucesso do que poderia ter sozinho.

Hoje, quando a compra de uma franquia é feita, o franqueado é obrigado a cumprir orientações e regras estritas relativas ao funcionamento do negócio. Estas diretrizes estão em vigor para manter a consistência da marca.

Além disso, as taxas são cobradas regularmente enquanto o franqueado for proprietário da franquia. Em troca destes pagamentos, o franqueado receberá apoio contínuo, tal como assistência de marketing e oportunidades de formação contínua.

Apesar da sua forte associação com fast food, o franchising não se limita a uma estreita gama de segmentos de negócio. Nomeia uma indústria, desde testes de drogas a passear cães, e é provável que haja uma franquia. Assim, não só é utilizado em muitas indústrias e sectores diferentes, como também elementos do franchising estão a tornar-se uma característica em muitas áreas de negócio. Por exemplo, os fabricantes de automóveis que têm gasto enormes quantias de dinheiro na construção de linhas de montagem centralizadas descobriram que podiam construir e vender os seus automóveis de forma mais eficiente, desenvolvendo redes de fabrico e distribuição a retalho em diferentes áreas, utilizando capital fornecido por concessionários independentes.

Existe muito a ideia de que o franchising é uma oportunidade de negócio com garantias de que vai ser bem-sucedido, mas nenhum método empresarial ou nenhum setor industrial pode garantir o sucesso, e o franchising não é exceção. Se um sistema de franchising tiver um produto ou serviço comprovado com uma marca bem reconhecida combinada com franqueados trabalhadores e bem financiados, as hipóteses de sucesso são muito elevadas – mas nunca a 100 por cento. Se, por outro lado, o sistema de franchising for subfinanciado com um plano de negócios mal concebido que não tenha sido devidamente testado, e os franchisados tiverem sido mal recrutados ou mal treinados, é provável que falhem.

Assim, procura o conselho de profissionais experientes em franchising e faz perguntas até estares confiante na tua decisão. Lembra-te, é o teu investimento que está em jogo!

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